Publicado por Redação

Tormentilha, potentilha ou sete-em-rama. Estes são os possíveis nomes da planta de nome científico Potentilla erecta, pertencente a família das Rosáceas. Arbusto de pequeno porte, suas folhas são verdes, compostas e possuem um esbranquiçado na parte inferior. Já suas flores são amarelas, pequenas e delicadas. Confira como esta planta pode ser utilizada para tratar problemas de saúde.

Benefícios da tormentilha

Rica em taninos e catequinas, esta planta tem propriedades que variam do antisséptico ao adstringente. Por essas razões, a tormentilha é considerada um excelente remédio natural para tratar queimaduras leves, ulcerações, ferimentos de lenta recuperação e até mesmo hemorroidas. Elimina também casos de diarreia crônica e estomatites.

A raiz da tormentilha é a parte onde se concentra maior número de propriedades, também pode ser aplicada no tratamento de faringite, amigdalites e doenças mais graves, a exemplo da tuberculose.

Tormentilha

Foto: depositphotos

Modo de preparo e utilização

Existem três formas de usar a tormentilha em benefício à saúde, são elas: chá, banho e cataplasma. Pra tanto você utilizará apenas da planta em forma de pó, que pode ser encontrada em feiras livres ou lojas especializadas em produto naturais, tanto de forma física como online. O outro ingrediente é a água, que dependendo da utilização terá variações de quantidade. Confira as proporções:

  • Chá: Com uma colheres (de chá) de tormentilha e uma xícara de água quente é possível preparar este chá. Misture os dois ingredientes, tampe o recipiente e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois basta coar, antes de beber. Este receita serve para ingestão e também para gargarejos. O ideal é consumir até duas xícaras por dia;
  • Cataplasma: Misture uma colher (de sopa) de tormentilha em meio copo de água filtrada. Bata e, com o auxílio da colher, molhe uma gaze com o produto. Depois aplique na região desejada e aguarde 30 minutos. Repita esse processo até três vezes ao dia para obter uma recuperação equilibrada;
  • Banho: Dissolva uma colher (de sopa) desta planta em pó em cinco litros de água. Em seguida, molhe a área a ser tratada com o remédio caseiro. Deixe a substância agir no corpo por até 10 minutos. Só depois, você lava a região normalmente.

Observações de uso

Este medicamento caseiro não deve ser aplicado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, mesmo sendo de origem natural não é indicado para esses casos. Além disso, o consumo deve ser projetado conforme dito anteriormente, todavia o paciente precisa ficar em alerta no que se refere aos sintomas. No caso de diarreias longas que ultrapassem uma semana, mesmo usando o chá de tormentilha, o médico deverá ser consultado com urgência.

Veja mais!