Publicado por Redação

Planta de médio porte, podendo chegar até 15 m de altura, de madeira branca ou rosada, com textura fina mas de grande dureza, a sorveira, ou Sorbus aucuparia como é chamada cientificamente, pertence à família Rosaceae. As folhas deste arbusto são verdes e compostas, assim acabam se intercalando de forma alternada nos ramos.

No outono, entretanto, a folhagem fica dourada. Destas, nascem flores brancas que exalam um agradável aroma perfumado. Costumam surgir em pontos distintos da haste desta planta e, após a fecundação, dão lugar a frutos vermelhos que assemelham-se a cerejas, em tamanho e cor.

O período frutífero da sorveira é entre maio e julho, todavia sua colheita só está autorizada nos meses de setembro e outubro, quando os frutos encontram-se maduros. Estes mesmos frutos eram utilizados pelos caçadores para atrair algumas espécies de aves, por essa razão a planta também recebeu o nome de aucuparia, termo derivado latim aucupor (caçar aves). Além deste, o arbusto recebeu outras nomenclaturas, como sirvo-bravo, tramagueira, sorveira-brava e tramaseira.

Sorveira

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Benefícios da sorveira para saúde

Adstringente e rica em vitamina C, esta planta é indicada no tratamento de diarreias, para prevenir o envelhecimento precoce das células, melhorar a visão dos consumidores e pode evitar o surgimento de alguns tipos de câncer. Além disso, possui alto teor de taninos e antiescorbúticos.

As propriedades medicinais desta planta estão presentes em grandes quantidades no fruto dela. Apesar disso, não é aconselhável que ele seja consumido cru, haja vista que possui substâncias tóxicas. Desta forma, é preferível o cozinhamento deste fruto, pois com o calor esses elementos são dissipados. Além da infusão preparada com a planta, na Europa as pessoas costumam preparar licores e vinagres. Já os frutos secos eram utilizados no passado para substituir o pão.

Outras utilizações desta planta

Além dos benefícios medicinais que esta planta exerce em quem opte pelo seu consumo, ela também serve para quem deseja ornamentar lugares para eventos. A beleza de suas flores e frutos fazem da sorveira uma “queridinha” dos profissionais de ornamentação, que as utilizam tanto pela estéticas, como pelo cheiro que as flores exalam.

Veja mais!