Publicado por Katharyne Bezerra

Nativa da Europa e pouco conhecida pela população, a imperatória é uma planta utilizada desde a Idade Médica. Com o nome científico peucedanum ostruthium e pertencendo à família apiaceae, é bastante comum nas regiões montanhosas da Europa, principalmente da Suíça. Entretanto, pode ser encontrada em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais ou, raramente, em ferias-livres.

A parte mais utilizada desta erva é o rizoma ou a raiz. Porém, ela tem como característica marcante as flores pequenas e brancas. Tendo em vista todas essas especificidades da planta, a mesma ainda consegue ser um remédio natural para diversos males que afetam a saúde do corpo humano, principalmente os que estão ligados à problemas digestivos.

Neste artigo você conhece melhor a imperatória, suas propriedades e benefícios, bem como o modo de preparo do chá desta erva.

Características da imperatória

Não se conhece nenhuma contraindicação para quem deseja fazer uso desta planta para curar doenças. No comércio, as raízes da imperatória são vendidas em pedaços que variam de comprimento, sendo de 6 a 10 centímetros e de espessura, entre 1 a 2 centímetros, levemente achatados. Além disso, os rizomas possuem um cheiro aromático picante e, por fora, são rugosos. É exatamente desta parte que é produzido o chá da erva.

Imperatória

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades da planta

A imperatória foi utilizada na Idade Média, mesmo sem se ter comprovações científicas sobre suas propriedades. Atualmente, se sabe que a planta é:

  • Digestiva;
  • Estimulante;
  • Tônica;
  • Estomacal;
  • Diurética;
  • Carminativa;
  • Expectorante.

Benefícios da imperatória

Com todas essas propriedades, a planta é utilizada para tratar gases, problemas no fígado e no estômago. Também serve como estimulante das glândulas digestivas, salivares e intestinais. Além de evitar doenças relacionadas ao processo digestivo, a imperatória é capaz de estimular essas etapas. Além disso, elimina inchaços, vesícula e catarro. Bem como cura a dor de dente.

Como preparar e tomar o chá da erva?

Para alcançar os resultados positivos que o chá da imperatória proporciona, é preciso fazer uma infusão com as raízes da planta. Desta forma, coloque uma colher de chá dos rizomas da erva fatiados dentro de uma xícara de água fervente. Tampe o recipiente e deixe passar 10 minutos. Coe a substância e beba até três vezes por dia.

O único efeito colateral cientificamente comprovado do chá da imperatória, corresponde a uma alergia desencadeada pelo contato com o óleo das raízes da planta.