Publicado por Lia Vieira

Com forma arredondada e coloração verde vibrante, as ervilhas podem ser consumidas de diversas formas em diversos pratos, sendo adicionadas cruas, cozidas ou ainda no vapor. Em alguns locais as ervilhas são torradas e salgadas e consumidas como um lanche, como se fosse um salgadinho.

O período de safra dessa leguminosa vai de junho a agosto, mas isso não impede que sejam sempre consumidas. Disponíveis o ano inteiro devido a facilidade de poderem ser enlatadas ou congeladas, as ervilhas conquistaram muitos paladares ao redor do mundo em diversos pratos diferentes.

Ervilha

Foto: Reprodução

Tipos de ervilha

Existem basicamente dois tipos de grãos: o grão liso que é mais resistente e de fácil amadurecimento que é pequeno e não muito apreciado por seu sabor, e o grão rugoso que apresenta um sabor mais adocicado e um tamanho maior.

Os benefícios

Cada 100g, a ervilha fornece apenas 80 kcal e o alimento ainda é fonte de hidratos de carbono, fibras alimentares, vitaminas A, B, C, E e K, e minerais como o zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Os benefícios podem variar de acordo com a variação do grão.

Coração

Possuem ação anti-inflamatória associada aos flavonoides presentes em sua composição. Esses ajudam na prevenção de coágulos sanguíneos que são a principal causa dos ataques cardíacos e derrames. A ervilha ajuda ainda a diminuir os níveis de triglicérides e colesterol ruim, sendo excelente para prevenir doenças do coração.

Diabetes

Com um baixo índice glicêmico, as ervilhas são ricas em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a possibilidade de aparecimento do diabetes.

Câncer

Os antioxidantes são eficazes em inibir o surgimento de células cancerígenas, tendo algumas substâncias antioxidantes que atuam com mais fora contra o câncer de mama e da próstata.

Pele

O antioxidante natural ajuda a prevenir as infecções microbianas e, além disso, previnem o envelhecimento da pele retardando o surgimento das rugas.

Digestão

A presença das fibras em sua composição ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação. Além disso, essas fibras aumentarão a saciedade e reduzirão o inchaço, ajudando a quem deseja perder peso.

Energia e bem-estar

Quando você se sentir cansado, procure inserir a ervilha em sua alimentação, pois elas possuem nutrientes diversos que são responsáveis por oferecer suporte às células produtoras de energia. Além disso, o ferro presente na leguminosa ajuda a combater a anemia que tem como sintomas a fraqueza, fadiga, entre outros.

Formas de consumo

Não existem restrições quanto ao consumo das ervilhas, portanto podem ser adicionadas aos pratos quentes ou frios como sopas, saladas, carnes, tortas, entre muitos outros.