Publicado por Natália Petrin

A clorela, de nome científico Chlorella phyrenoidosa, é uma alga unicelular de água doce – uma das formas de vida mais antigas do planeta, surgida há mais de dois bilhões de anos. É, atualmente, considerada uma das fontes inesgotáveis de proteínas e nutrientes essenciais ao corpo humano e, por isso, a chamam de alimento do futuro. Existem muitas espécies dessa alga, mas para ter um bom aproveitamento de seus benefícios, é necessário que, antes de consumir, seja quebrada a sua parede celular, que é muito rígida. Isso é feito por meio de processos químicos ou então um processo natural japonês chamado Dino-Mill.

Clorela

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A alga é rica em proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que são carentes em nossa alimentação. Seu consumo promove a eliminação de toxinas e metais pesados do organismo, alívio de problemas intestinais – pois contém fibras, microfibras, celulose e clorofila – como prisão de ventre e constipação intestinal, além de prevenir o câncer de intestino, gastrites, úlceras e distúrbios gastrointestinais inflamatórios crônicos e ulcerativos. O consumo da clorela age ainda na manutenção do pH do sangue, na complementação da nutrição de crianças em todas as fases, na prevenção e no suporte nutricional para pacientes em tratamento de câncer de todos os tipos – ajuda na eliminação dos efeitos negativos da radioterapia e da quimioterapia, além de ajudar no tratamento de problemas de pele e alergias, aumentar a imunidade e melhorar a saúde, fortalecendo o corpo e a mente.

Além disso, pode ajudar ainda a regular a glicose, melhorar a atividade cerebral, prevenir a anemia, reparar os tecidos e a integridade celular do intestino, auxiliar no tratamento de fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose.

Indicações

Seu consumo é indicado, além dos tratamentos e prevenções de doenças citados acima, para quem quer buscar a redução do peso, reposição de nutrientes, vitaminas e sais minerais, diminuição do apetite, melhora do sistema imunológico, reduzir o envelhecimento precoce, desintoxicar o corpo e melhorar a atividade cerebral, melhorando a concentração.

Como consumir?

A clorela normalmente é encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias fitoterápicas. Na forma de comprimido, a clorela é consumida como um suplemento alimentar em uma dose de um a dois comprimidos por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais durante o consumo de clorela. Também não se conhecem contraindicações do medicamento natural. No entanto, pacientes gestantes, em fase de amamentação, crianças e pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos devem conversar com um médico antes de iniciar a ingestão da clorela.