Publicado por Redação

O nome científico do cardamomo é Elettaria cardamomum. Ele é uma espécie de tempero largamente utilizado na Índia, mas que ganhou outra função: a medicinal.

Por conta das suas propriedades, o cardamomo é utilizado principalmente no combate de incômodos no estômago e no intestino, como gases e abdômen inchado. Seu aroma característico também é utilizado para problemas de hálito bucal e inflamações na gengiva. Ele ainda é indicado para ser estimulante.

Pessoas com problemas de garganta podem fazer gargarejos e chás para combater inflamações e bronquite. Há ainda a crença que o cardamomo é uma erva afrodisíaca e que tem ação analgésica que alivia cólicas e dores musculares.

Cardamomo

Foto: depositphotos

Como usar o Cardamomo

A forma mais prática de se usufruir do cardamomo é utilizar três sementes secas trituradas para cada xícara de água fervente. Também é possível pegar um litro de vinho e misturar com 20 sementes maceradas por 15 dias. Você pode tomar um cálice após cada refeição.

Outra forma de consumir o cardamomo é junto com uma xícara de café. Para isso, é só colocar uma semente dentro do café quente e tomar a bebida normalmente.

Para outras indicações, o ideal é preparar o cardamomo junto com outros chás, como erva-doce, gengibre, canela e camomila.

Receita com Cardamomo

O cardamomo é bastante semelhante ao gengibre. Ele é utilizado tanto em receitas salgadas, como doces e até bebidas. Nas comidas típicas da Índia e nas Arábias é amplamente utilizado. Confira agora uma receita especial que leva a iguaria.

Bolo de chocolate, canela e cardamomo

Ingredientes

– 1 colher (de chá) de fermento químico em pó;
– 200 gramas de chocolate meio amargo picado;
– 4 unidades de ovo;
– 1 xícara (de chá) de açúcar;
– 3/4 xícara (de chá) de manteiga;
– 1 colher (de café) de sal;
– 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
– 1 colher (de chá) de canela-da-china em pó;
– 10 gramas de cardamomo.

Modo de preparo

Comece untando uma forma com fundo removível com manteiga e farinha de trigo. Em seguida, derreta o chocolate meio amargo com manteiga e açúcar em fogo baixo.

Depois disso, retire o chocolate da panela quente e coloque em uma tigela acrescentando os ovos e a farinha de trio peneirada com sal, canela e o cardamomo. Mexa bem até formar uma massa uniforme. Coloque o fermento e bata mais uma pouco. Por fim, coloque a mistura na forma e asse por 45 minutos.

Dica: sirva o bolo de chocolate, canela e cardamomo acompanhado de sobremesas doces, como sorvete ou chantilly.

Veja mais!