Publicado por Redação

Com nome científico de Averrhoa carambola, a Caramboleira é uma árvore de pequeno porte, com folhas e flores pequenas. O fruto tem um formato de estrela e sua cor pode variar entre amarelo e verde. A caramboleira tem origem na Índia e Malásia.

Os princípios ativos da caramboleira são: vitamina A, B1, B2, B5, C, cálcio, fósforo, ferro, ácido oxálico, água, proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

Essas substâncias são indicadas para combater a disenteria, febre, vermes. A indicação também é para problemas nos rins e na bexiga, escorbuto, eczema e picadas de animais peçonhentos.

Como usar a caramboleira

Caramboleira

Foto: depositphotos

Da caramboleira, podem ser utilizados flores, frutos e folhas. Os pratos mais populares que utilizam os frutos são as geleias, doces, sorvetes, compotas e sobremesas. O suco pode ser utilizado para combater vermes e febre. Já o fruto in natura é bom para problemas nos rins e na bexiga.

Já as folhas podem ser aplicadas externamente sobre áreas do corpo que foram picadas por insetos com veneno.

Para combater infecções subcutâneas, você deve pegar três frutos da caramboleira e fazer um copo de suco bem concentrado. Coloque também o suco obtido de metade de uma laranja. Por fim, adicione um pouco de água mineral e tome um copo dessa mistura, duas vezes por dia. Se preferir, coloque açúcar, mas o ideal é não adoçá-lo.

Se o seu problema for a diabetes, coloque uma colher (de sopa) de folhas picadas da caramboleira em uma xícara de chá com água fervente. Deixe apurar por 10 minutos e tome uma xícara de chá antes das principais refeições.

Se você quer ainda tomar o suco ou chá de carambola deve fazer uso de, no máximo, um copo da bebida três vezes ao dia. Já as crianças devem consumir 25% disso.

Receita de Doce de Carambola com Creme de Leite

Ingredientes

– 500 g de açúcar;
– 10 carambolas;
– Cravo da índia à vontade;
– Uma caixa de creme de leite.

Modo de preparo

Limpe os frutos e coloque-os em uma panela para cozinha com o açúcar e os cravos até formar uma calda grossa. Depois disso espere esfriar e, em seguida, coloque o creme de leite. Misture bem e tudo isso vai formar um creme que deve ser levado à geladeira e servido quando estiver gelado.

Se preferir utilize, açúcar mascavo ao invés do refinado ou até mel de abelhas. Corte os frutos preservando o seu formato de estrela para dar um charme à sobremesa.

Veja mais!