Publicado por Redação

Planta indiana de nome científico Cymbopogon citratus, o capim limão ganhou esse nome por conta do forte aroma da fruta cítrica que emana das suas folhas finas. Dele são utilizadas as folhas, rizomas (espécie de caule) e raízes.

O capim limão também é conhecido como chá de estrada, pois uma das suas características é evitar a erosão do solo e por isso mesmo é muito plantado nesses locais.

Os princípios ativos presentes nele são: cetonas, ésteres, aldeídos, citrol, terpenos, óleos essenciais, alcaloides, canfeno, fencona, acetato de geraniol, mentona, terpinoleno, limoneno, flavonoides entre outras substâncias.

Capim Limão

Foto: depositphotos

Devido a essa composição existem diversos tipos de indicações do uso do capim limão. Ele serve para combater gases intestinais, insônia, febre e dores musculares. Também é um calmante natural e o rizoma atua no clareamento dos dentes.

Saiba como utilizar o capim limão

O capim limão pode ser utilizado de diversas maneiras. Tanto interno, como externamente. Aprenda como se beneficiar dessa planta.

Rizomas

O caule fino do capim limão pode ser utilizado para dores musculares, torções e reumatismos. Para isso, faça um unguento com uma xícara (de chá) de rizomas e 1 colher (de sopa) de óleo de coco. Passe sobre as lesões pelo menos 3 vezes ao dia.

Se preferir faça a infusão com 5 gramas das folhas ou do próprio rizoma em uma xícara (de chá) de água. Depois de 10 minutos de fervura, coe e tome três xícaras por dia.

Para usar os rizomas na limpeza bucal é só colocá-lo fresco e fatiado em uma xícara (de chá) de água até levantar fervura. Depois de frio, faça bochechos até três vezes por dia.

Folhas

Utilize as folhas frescas picadas em água fervente para combater a insônia, ansiedade, problemas estomacais, gases, ansiedade e febre. Em uma xícara de chá fervente, adicione uma colher (de sopa) das folhas. Mantenha a panela fechada por cinco minutos e coe. Para tomar, misture algumas gotas de limão e mel para saborizar. Você pode tomar até duas vezes por dia.

Vale lembrar que para preparar o chá dessa planta não é preciso ferver por mais de 10 minutos, devido aos óleos essenciais presentes em sua estrutura.

Outra grande funcionalidade do capim limão é espantar insetos. Se quiser fazer um repelente caseiro, coloque várias folhas frescas em um saco de pano e coloque-as dentro de guarda-roupas e gavetas para espantar traças ou outros bichos.

Veja mais!