Publicado por Redação

Cientificamente chamada de Arundo donax, a cana comum, cana do reino, taquara do reino ou simplesmente canne, pode ser uma grande aliada de quem deseja tratar de enfermidades de forma natural.

A cana comum possui uma ação diurética, provoca ou induz à transpiração, é uma reconstituinte enérgica natural e também é lactífuga, ajudando a diminuir a secreção do leite das fêmeas. Ela também é considerada uma forte aliada de quem deseja tratar problemas pulmonares de maneira alternativa. Indicada principalmente para pessoas que sofrem de bronquites, asma, tosses e afecções catarrais.

Fora as doenças pulmonares, a cana comum é indicada ainda para quem possui aftas, chagas, cólicas renais, ferida, icterícia, digestão difícil e para tonificar o músculo cardíaco.

Cana

Foto: depositphotos

Veja como utilizar as propriedades dessa planta:

Chá de cana comum

Ingredientes

-40 g da raiz da planta;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Corte a raiz da planta em fatias e coloque dentro da água fervente. Depois que o líquido estiver fervido, desligue o fogo e abafe a bebida por 10 minutos. Antes de consumir, filtre a bebida e adoce o líquido como preferir. Caso o problema seja gripe, ou outros problemas pulmonares, o mais indicado é usar o mel como ingrediente e beber o chá ainda quente. A bebida pode ser ingerida até quatro vezes ao dia, principalmente para quem deseja contar com a sua ação depurativa e diurética.

Contraindicações

Devido às suas propriedades galatofugas, a cana comum não deve ser consumida por mulheres que estão grávidas ou em processo de amamentação, pois elas podem acabar tendo o leite materno reduzido.

Veja mais!