Publicado por Robson Merieverton

Conhecida por ser uma planta pertencente à família das Zingiberaceae, a cana do brejo possui muitas utilizações medicinais. Além do mais, a planta que é nativa do Brasil, também é muito utilizada na concepção de projetos de jardinagem devido as suas características ornamentais.

A cana do brejo é uma erva perene, não ramificada, que pode chegar a medir dois metros de altura. Ela pode ser encontrada em florestas costeiras úmidas, assim como a Mata Atlântica e na região Amazônica. Suas folhas são verde escuras, com a bainha pilosa e avermelhada na margem. Já as flores assumem formato tubular e se apresentam nas cores rosa, branco e amarelo.

Além de cana do brejo, a planta também pode ser conhecida por outros nomes, dependendo da região onde é encontrada. Entre os mais comuns estão: cana branca, cana do mato, cana de macaco, cana roxa, jacuacanga, paco catinga, paco caatinga, periná e ubacaiá.

Cana do Brejo

Foto: depositphotos

Propriedades da cana do brejo

A cana do brejo possui ação diurética e depurativa, podendo ser utilizada no tratamento de problemas renais, inflamações, cistite e doenças venéreas, como é o caso da sífilis, distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia.

Outra recomendação para o uso da cana do brejo é na prevenção da arteriosclerose, classificada como sendo uma doença degenerativa que pode ter consequências bastante graves. Ela também age no tratamento de hidropisia e blenorragia, bem como de anemia, hérnias e febre.

Quando combinada com dietas balanceadas e a prática de exercícios físicos, a utilização da cana do brejo também auxilia no processo de emagrecimento, devido a sua ação diurética.

Precauções

Antes de fazer uso da planta para auxiliar em qualquer que seja o tratamento, é importante que o médico seja consultado. Só ele tem a aptidão de inserir o consumo da erva com propósitos clínicos.

A ingestão em excesso pode acarretar no aparecimento de alguns problemas de saúde. Mulheres gestantes ou em período de lactação devem evitar o consumo da planta, sobretudo na forma de chá, a menos que ele seja prescrito pelo médico.

Veja mais!