Publicado por Redação

A cana-de-açúcar é uma planta muito importante para o Brasil. Ela já alavancou a produção do país a níveis altíssimos. Isso graças a dois produtos que são feitos a partir dela: o açúcar e o álcool.

O primeiro é indispensável para a alimentação humana e indústria alimentícia. O segundo é largamente utilizado como combustível, o etanol, e também na fabricação de bebidas alcoólicas.

Essa planta pode chegar até seis metros de altura e sua principal característica física é que ela tem o formato cilíndrico e fino. Ela surgiu na África e é típica de regiões de clima tropical ou sub-tropical.

Como a cana-de-açúcar é processada?

cana-de-Açúcar

Foto: depositphotos

A cana-de-açúcar passa por um processo de moagem, do qual se extrai um líquido chamado caldo de cana. Muitas pessoas o consomem dessa forma como um suco natural. Na indústria, o processo é o mesmo só que para transformar-se em açúcar, o caldo de cana é fervido. Já para se transformar em álcool, ele é fermentado.

O que é feito com o bagaço da cana?

O bagaço da cana-de-açúcar também é reaproveitado. Depois da moagem, ele é utilizado para gerar energia elétrica, por algumas usinas. Por isso a planta é considerada tão valiosa, pois não denigre o meio ambiente.

Como é a produção brasileira?

Uma das vantagens que elevam o Brasil à primeira posição no ranking de produção de cana-de-açúcar é que o país produz durante o ano todo. No Norte, acontece entre os meses de setembro a março e, no Sul, de abril a novembro.

Cada tonelada de cana faz aproximadamente 71kg de açúcar e 42 litros de etano. Em conjunto com a Índia, o Brasil é responsável por mais da metade da produção de cana-de-açúcar do mundo.

Como se dá o processo de cultivo da cana-de-açúcar?

Inicialmente, é feito o preparo do solo para o plantio. Esse solo recebe alguns insumos específicos para ele. Depois disso, acontece a plantação e a colheita.

Alguns equipamentos e máquinas são utilizados durante esse processo. Durante a preparação do solo são empregadas as seguintes atividades: calagem, subsolagem, gadagem e adubação. Durante o plantio acontece: a sulcação, adubação e cobertura mecânica.

Em seguida as mudas são distribuídas manualmente. Por fim, a colheita que é feita 70% pelas mãos dos homens e no restante é empregada uma mecânica picada. O transporte é feito por treminhões.

Veja mais!