Publicado por Natália Petrin

A planta conhecida como Camellia sinensis é uma árvore nativa das florestas do nordeste da Índia e do sul da China. Pode chegar aos 15 metros de altura, mas com podas constantes, pode ser mantida com 1,5 metros – quando cultivados dessa maneira, as árvores raramente florescem. Suas folhas são oblongas, escuras, lustrosas e possuem nervuras bem marcadas nas superfícies. Possuem as margens denteadas, e as folhas mais novas possuem pequenos pelos brancos.

Suas flores aparecem sozinhas ou aos pares e são pequenas, normalmente de coloração esbranquiçada e com cheiro característico. A árvore produz frutos pequenos e globosos que possuem entre 1 e 3 sementes, com as quais é possível produzir óleo ideal para o consumo humano.

camellia-sinensis-beneficios-e-propriedades-dessa-planta-e-seu-cha

Foto: Reprodução

Chá branco, verde, preto e Oolong

A planta Camellia sinensis é pouco conhecida por seu nome científico, mas com certeza você já ouviu falar do chá branco, do chá verde, do chá preto ou do chá Oolong, certo? Todos eles têm uma coisa em comum: derivam dessa mesma planta. Muito usados para o emagrecimento, esses chás são populares principalmente na cultura oriental, sendo conhecidos mundialmente devido às suas propriedades emagrecedoras e de melhoria da saúde.

A diferença entre eles está na forma como são produzidos, com técnicas indianas e chinesas com maior ou menor oxidação das folhas, ou ainda, no caso do chá branco, o material com que é feito – esse com os brotos e flores.

Propriedades e benefícios medicinais

A planta pode ser usada como um poderoso adstringente, analgésico, antiasmático, antibacteriano, antioxidante, digestivo, diurético, estimulante, além de ser auxiliar no controle da diarreia, na redução da cárie e das dores de dente, na eliminação de gorduras, sendo muito usado para quem busca o emagrecimento. Pode ser usada ainda para auxiliar na digestão, diminuir os níveis de colesterol ruim, dilatar os brônquios e auxiliar em casos de gripes e resfriados.

Muito estudada pelos cientistas, a planta possui uma excelente composição. É rica em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante – o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele. É rica ainda em magnésio, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2 – essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

Contraindicações

Todo medicamento, mesmo que natural, deve ser usado somente com orientação médica. No caso da Camellia sinensis, pacientes gestantes, crianças e pacientes que tem problemas no estômago, coração, rins ou ainda hipertireoidismo não devem consumir a planta. Caso haja consumo, faça somente com supervisão médica.

A planta, quando consumida em excesso, pode diminuir o apetite, causar prisão de ventre ou ainda diarreia, dependendo do organismo.