Publicado por Redação

A cumaruzeiro é uma planta medicinal que também recebe os nomes de fava tanka, fava de cumarú, cumarú, muirapaú e umbanú,. A erva pertencente a família das Fabaceae, nativa do Brasil, Venezuela, Guianas, Suriname, Peru e Colômbia, ajuda a tratar diversos tipos de doenças.

A casca e sementes de cumaruzeiro possuem propriedades medicinais que servem como moderador da respiração e movimentos cardíacos, anestésico, tônico e tônico do couro cabeludo. O uso medicinal da planta é indicado para quem busca tratamentos homeopáticos de problemas como coqueluche, espasmo, derrame, tosse, úlcera bucal, otite, resfriado, amebíase e diversos problemas pulmonares, como asma e bronquite.

Apesar de trazer tantos bens para o organismo, o consumo exagerado da planta pode trazer danos para à saúde. As altas dosagens do chá pode causar insônia, cefalia, tontura, diarreia, náuseas e vômitos.

Camaruzeiro

Foto: depositphotos

Consumir a bebida em altas dosagens ou de forma prolongada também pode levar o usuário a ter problemas de lesões hepáticas, atrofia testicular e retardo do crescimento. Crianças e mulheres que estão grávidas devem evitar o consumo da bebida.

Chá de cumaruzeiro

Coloque 1 colher (de sobremesa) de sementes secas do cumaruzeiro em uma colher em 200 ml de água. Leve os produtos para ferver e depois consuma. Procure ingerir a bebida duas vezes ao dia. O azeite que é extraído das sementes cruas também pode ser usado no tratamento de ouvidos inflamados, ferimentos e úlceras e fraccionado em articulações dolorosas. Basta pingar o azeite na região afetada.

Veja mais!